IRINA STOUPINA

Nascida na Georgia, reside e lecciona em Portugal desde 1994,altura em que veio em definitivo a convite da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, onde tem vindo a leccionar Técnica de Dança Clássica, Repertório e Variações. Em 2000, acumula com o cargo de Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Motrocidade Humana, para leccionar Técnica de Dança Clássica. Conhecedora dos currícula academicos dos programas do ensino oficial em Portugal a sua competência tém sido referênciada em díversas cartas de recomendação por inúmeras personalidades no meio da Dança Clássica. 

2010 marca os 50 anos de uma carreira profissional coroada de sucesso e reconhecimento.

Em 1960 completa com distinção a formação académica clássica na Escola Oficial de Srednia. Durante os 23 anos seguintes foi Bailarina Solista no Teatro de Tiblissi, onde se distinguiu dançando um vasto repertório de bailados clássicos como "O Lago dos Cisnes", "O Quebra Nozes', ''A Bela Adormecida", "Paquita", "Raymonda", "D. Quixote", entre outros.

Em 1981 obtém com distinção o Certificado do Curso de Pedagogia na Academia Coreografica de Moscovo, que Ihe confere excelente qualificação como Professora de Técnica de Dança Clássica. Em 1987 ingressa como professora dos 8 níveis de ensino da Escola Coregráfica de Tbilisi na Georgia. Em 1987 ruma à Polónia, para exercer funções de professora na Escola Coreográfica de Szezecin, acumulando como ensaiadora no Teatro de Ópera e Ballet desta cidade, onde permanece até 1994, altura em que aceita em definitivo o convite para ensinar em Portugal.

A sua qualidade pedagógica é reafirmada em 1992 quando recebe do Centro Cultural de Diaghilev de Moscovo a condecoração pelo melhor trabalho pedagógico, que lhe distingue com o prestigiado diploma e medalha "Diagbílev".

Em Portugal, a Professora Irina Stoupina é, sem dúvida alguma, das poucas personalidades que reúne, não só uma sólida e rigorosa formação e percurso profissional, mas também excelente formação pedagógica. O seu conhecimento da arte da dança, a experiência de palco e o domínio do extenso repertório que dançou enquanto bailarina solista durante mais de 22 anos, aliada aos conhecimentos pedagógicos e didácticos de Dança Clássica que adquiriu na reputada Academia Coreógrafica de Moscovo, tornaram-na numa mestra de mérito para o ensino vocacional e profissional.

Ballet Clássico - Técnica Russa para Adultos

Na Academia Danças do Mundo a professora dá formação de base para iniciação de adultos segundo o método clássico russo. Os requesitos necessários para frequentar a aula são vontade, dísciplina e espírito de sacrifício. O empenho do aluno superará a importância dos conhecimentos já adquiridos, o que torna a aula acessível a quem não tem experiência alguma nesta área. Do mesmo modo, que seguindo o exemplo da modalidade Dance Fit, o Ballet para Adultos, representa na nossa Academia, um excelente complemento à formação de base de qualquer dançarino seja qual for a sua área ou estilo de dança. 

Alunos com outro nível de conhecimentos, podem experimentar a aula e reconhecer a importância do trabalho constante das bases de clássico, reciclando conhecimentos e tomando contacto com o método e pedagogia de uma profissional de destaque no nosso pais.   

 

 

  

Crie um site gratuito com o Yola.