OSVALDO PEGUDO
Músico percussionista cubano, nasceu em Havana, Cuba.
Reside em Portugal e actualmente é um dos músicos referência na sua área no nosso pais sendo por isso muito requisitado, repartindo a sua actividade por diversos campos artísticos e pelo ensino, sendo endorser da marca de instrumentos de percussão MEINL e professor na Escola do “Hot Club de Jazz” e na Academia Danças do Mundo, ambas em Lisboa.
É diplomado em percussão pela Escuela de Superación Professional Ignácio Cervantes, na qual ficou como professor durante 4 anos.
Em Cuba, trabalhou com várias orquestras entre as quais a “Orquestra de la Rádio e Television”, “Banda Nacional de Conciertos”, “Cabaret Tropicana”, “ Nuevas Estrellas Cubanas”, “Habana Libre”, e outras.
Na área de Latin-Jazz tocou com grandes nomes do panaroma musical, como trombonista Juan Pablo Torres e o “Grupo Sendas”, tendo participado também em diversas edições do “Festival de Jazz Plaza de la Havana”, partilhando o palco com Dizzy Gillespie, Arturo Sandoval, Chico Freeman Jr., Jane Bunnet, Herbie Hancock, Chucho Valdez, Giovanni Hidalgo, Changuito, Robin Jones, entre outros.
A nível internacional efectuou várias tournées, em França, Inglaterra, Itália, Mónaco, Espanha, Pais Basco, México, Cabo Verde, entre outros, tocando com grupos diversos, do que qual se destaca a “La New Perez Prado Orquestra”.
Em Portugal, trabalhou com a “Orquestra Lisboa Latina”, do maestro Pedro Luís Martinez, e lidera dois grupos: “Ache” (duo de latin-jazz), o “Grupo Afrocubano IKIRI ADDA” e diversos grupos de música cubana, entre os quais o actual “Espresso Latino”. Tem igualmente participado em vários concertos com músicos de expressão portuguesa de renome – Bernardo Sassetti, Carlos Barreto, Joel Xavier, Raul Marques, Paulo Carvalho, Vitorino, Sérgio Goudinho, Tito Paris, Nancy Vieira, Otis, Paulo Flores, entre outros.
É formador de músicos amadores e profissionais e professores de dança, participando em diversos congressos e seminários. Desloca-se regularmente a outros paises como professor e assessor de grupos de música afro-cubana.
VIDEOS:
- Festival de Jazz con Hector Marquez, Osvaldo Pegudo e Victor Zamora
Percussão e Rítmica Cubana
A Academia Danças do Mundo é, provavelmente, a única entidade de ensino de dança em Portugal, com cursos regulares de percussão latina, bem como seminários e workshops, de complemento à formação dos dançarinos.
Finalidade: Promover e desenvolver conhecimentos e capacidades inerentes à música afro-cubana, seus instrumentos específicos e respectiva aplicação aos diversos géneros e formas musicais. Funções e aplicações na música folclórica e popular.
Componente Teórico - Prática
Origens e características dos diversos instrumentos a estudar.
Elementos técnicos e funções de cada instrumento de percussão, Tipo de som e simbologia:
- Conga, Timbal, Bongos, Tambores Batá ( Iya, Okonkolo e Itotele) e Tambora Dominicana.
Elementos técnicos e funções de cada instrumento de percussão menor / miscelânea:
- Claves, Maracas, güiro, Güira Dominicana, Campana / Chocas, Chequeré, etc.
Origens e características dos diversos géneros a estudar e estilos por regiões:
- Danzon: Danzonete, Danza e Contradanza;
- Son: Bolero, Son tradicional, Changüi, Campesino (Punto Guajïro, Son Montuno), Dengue, Acaballo, Chá-chá-chá, Mambo, Guaracha / Salsa, Songo e Pilón;
- Merengue: Apapichao, Bachata e Merengue Tecno;
- Comparsa: Mozambique, Comparsa habanera e Conga Oriental;
- Rumba: Yambú, Guaquanco, Columbia e Guarapachangueo;
- Folklórico /Afro-Cubano: Yarubá, Bembé Güiro, Ciclo Bantú, Palo, Makuta, Garabato, Abakua e Iyessa.
Curso Regulares: Todas as Quartas-feiras: 21h00 às 23h00, na nossa Academia.
Seminários:
NOVA DATA: A anunciar em breve
"Origens do Cha cha cha" - Sábado 15h30 às 18h30 + INFO




