MYRNA RENAUD

Performera, Coreógrafa e Maestra. Trabalha em Puerto Rico, no Texas, em Miami e em vários paises da Europa como performera, coreógrafa, maestra, critica, desenhadora e vocalista. Conta com mais de 30 anos de actividade e compromisso com a dança moderna, contemporânea e experimental. O reconhecimento do seu trabalho, levam-na a participar regularmente em diversos congressos e festivais internacionais.

Formou-se em Ballet Clássico, no "Ballet de San Juan" em Puerto Rico, durante doze anos e em Dança Moderna & Contemporânea, durante a sua estadia em Nova Yorque, nos anos 70, nas escolas de Alvin Ailey, Martha Graham, Merce Cunningham e Sally Bowden.
Em Manhattan, juntamente com Betti Garcia, fundou Barrunto Dancers Inc., um colectivo multicultural de coreógrafos que por dez anos apresentou os seus trabalhos em teatros, prisões, hospitais, demonstrações e palestras, salas de aulas, festivais, espaços alternativos e festas populares.
No Texas, Myrna participou como artista residente para a Comissão das Artes do Estado, na Universidade de Houston.
Em 2005, com a sua companhia En Situ Danza, apresentou as funções culminativas da sua instalação itinerante de dança em vitrina, Guadarrayas no Son La Mar, em Barcelona. Alí ministrou também um curso intensivo de dança africaribeña no el laboratorio, escola de expressão corporal dramática e criou um satélite comunitário da sua oficina La voz humana como recurso motivador e gerador de movimento, que se mantém activo em AIRE, espaço de trabalho corporal expressão e dança.
Contribui com críticas e artigos sobre dança, teatro, performance e plástica Puertoriqueña na revista virtual:
http://www.noctambulo.com

Actualmente, quando se desloca a Portugal com maior regularmente, encontra-se em residência artística na Academia Danças do Mundo
Tem
 disponibilidade para colaborar directamente com outros centros de ensino, por isso convidamos todos os interessados a nos contactar para marcar visita à academia e conheçer pessoalmente o seu trabalho. 

São várias as frentes de actuação desta artista e os projectos da sua autoria que desenvolve actualmente são muito diversificados.
Destacamos dois exemplos bem distintos:

- "La Voz que Sana" -  Site: http://www.umbral-es.org/
Voz e Movimento - Relaciona terapia e dança experimental desde a improvisação sonora e corporal. Trabalho efectuado em 4 níveis, desenvolvido em Barcelona, Lisboa e Porto Rico, com professores formados pela autora.

- "Cuestión de 7" -  Site: http://www.cuestionde7.com/
Dança contemporânea "Site specific - Projecto premiado e financiado pelo Colégio de Arquitectos e Arquitectos paisagistas de Porto Rico em 2008, escolhido como parte integrante do processo de revitalização do núcleo de Santurce em San Juan, Porto Rico.

Outros Links: http://www.aireydanza.com/ - Barcelona, Espanha

Workshop  "A VOZ QUE SANA"   - Sábados, 4 e 11 Dezembro
- Terapia pela Voz e Movimento, com Myrna Renaud

Horário: 15h00 às 18h00      Preço: 13€ por sessão     (LER +)

Local: Academia Danças do Mundo       Ver: CONTACTOS
  

 

OBJECTIVO:  Esta oficina de movimiento Afro-Boricua (de Borikén = Puerto Rico) consolida a essência Afro-Antilhana no diálogo entre o Tambor e o "Corpo-espírito". 
Sentir as estructuras originais desde as variedades rítmicas contemporâneas: A Bomba, dançada à 400 anos em Porto Rico e a Plena, à pouco mais de 100.   LER +

 

 

 

 

 

 

 

Crie um site gratuito com o Yola.