JACARÉ

Professor de ritmos brasileiros, Jacaré veio para Portugal e contagiou todos com a alegria de ritmos bem conhecidos do público do Samba, como o Forró, a Lambada/Zouk e Lambaeróbica/Axé, Funk Brasil e Internacional...

Dança já há 17 anos e é professor há 10, tendo passado pelas academias de Arraial D’Ajuda, Porto Seguro (Bahia). Foi dançarino em algumas das casas de espectáculos mais conhecidas do Brasil, como Axé Moi e Parracho, tendo integrado também o Grupo de Dança Dança Bahia que actualmente dirige.

É também o nosso professor de Capoeira e destaca na sua formação os mestres com quem se graduou: Mestre Railson (Capoeira Sul da Bahia) e Mestre Mão Branca (Capoeira Gerais). Actualmente representa em Portugal o grupo internacional com sede no Brazil - Capoeira Sul da Bahia - com filiais espalhadas pelo mundo.

 

Ritmos Brazileiros

Aula preparada pelo mestre baiano, Jacaré.
Aprendizagem de vários Ritmos Brasileiros: Axe Bahia, Samba Tradicional, Dança Afro-Brasileira, entre outros. Uma aula muito diversificada e divertida, para todos os que querem conhecer a variedade dos ritmos brasileiros que associa elementos de expressão corporal e alongamentos.

Axé Bahia
Uma aula rítmica, aeróbica, embalada por axe-music, com coreografias simples de serem executadas. Desenvolve a coordenação motora, realiza um trabalho cardiovascular, queima gordura e libera o stress.

Os Sambas Tradicionais do Brasil
Evoluiu introduzindo instrumentos comuns em músicas de origem latina e instrumentos de Samba como pandeiro, tambor, cuica e tambor, além de guitarra ou viola electrónica no lugar do cavaquinho. O Sambas tradicionais Brasileiros é um samba essencialmente praiano, que narra as situações da vida dos seus autores (geralmente negros) como personagens de praia e carvaval.

Forró Tradicional
A história do forró começou com o estilo xaxado, (por causa dos pés – a pisada), dança esta, que era coreografada individualmente, em 1920, no sertão pernambucano. Dizem que o bando de cangaceiros de Lampião foi quem levou o xaxado para outras regiões do nordeste, inclusive nos bailes do candeeiro ou o baile do fole, como era chamado carinhosamente a safona.
Há a versão mais popular de sua origem, é que o nome forró significa For All (Para Todos): a de que o nome viria dos dizeres For All (em inglês: para todos)

Lambada
A dança lambada teve sua origem no norte do Brasil, a partir de uma mistura da dança carimbó com danças nordestinas e ainda algumas figuras do maxixe como o balão apagado. Em sua primeira fase chegou até o Nordeste, mas, sem fincar raízes. Nesse período a lambada tinha como principal característica os casais bem próximos.
Em seguida, ela chega a Porto Seguro e se desenvolve. Como referências cito as casas Lambada Boca da Barra em Porto e o Jatobar em Arraial D'Ajuda - onde desde o início também as Rumbas Flamencas (então chamadas de lambadas espanholas) e os zouks (então chamados de lambadas francesas) serviram para embalar os lambadeiros.
No fim da década de 80 veio o sucesso mundial que aconteceu graças à grande promoção feita pelo Kaoma, que contava com dançarinos brasileiros em seus shows. No exterior e aqui, a lambada (dança e música) tornou-se um fenômeno de vendas e em pouco tempo passou a marcar presença em novelas (ex. abertura da Rainha da Sucata da rede Globo de 1990), filmes e praticamente todos os programas de auditório - É a hora dos grandes concursos, shows etc. A necessidade do espetáculo faz com que os dançarinos criem coreografias cada vez mais ousadas, com muitos giros e acrobacias.

Dança Afro Brasil
As danças afro-brasileiras foram definidas como as danças religiosas e profanas da África trazidas pelos escravos e aqui desenvolvidas e transformadas por forças de diferentes influências, inclusive do sincretismo religioso.
Nas danças religiosas, cada orixá (divindade africana) é convocado ou homenageado através de ritmos e movimentos próprios e característicos. As danças profanas ocorriam nos momentos de festas nas senzalas e eram, entre outras, o Zambê, o Lundu, o Jongo e o Samba.

Dança Funk Brasil
O derivado da dança funk mais presente no Brasil é o funk carioca. Na verdade, essa alteração surgiu nos anos 80 e foi influenciada por um novo ritmo originário da Flórida, o Miami Bass, que dispunha de músicas erotizadas e batidas mais rápidas. Depois de 1989, os bailes funk começaram a atrair muitas pessoas. Inicialmente as letras falavam sobre drogas, armas e a vida nas favelas, posteriormente a temática principal do funk veio a ser a erótica, com letras de conotação sexual e de duplo sentido. O funk carioca é bastante popular em várias partes do Brasil e inclusive no exterior

Capoeira

A história da Capoeira começa no século XVI. Na época, Brasil e Angola eram colónias portuguesas e a mão-de-obra escrava angolana era muito utilizada, principalmente no nordeste brasileiro. Ao chegarem ao Brasil, os negros não aceitaram pacificamente o cativeiro e cedo perceberam a necessidade de desenvolver formas de se protegerem da violência e repressão dos colonizadores brasileiros.
Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados, na época, de capoeira ou capoeirão - daí o nome. Durante décadas a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, e em 1930 foi apresentada ao presidente Getúlio Vargas uma variação da Capoeira (mais desportiva e menos uma forma de manifestação). Desde então a Capoeira Angola foi sendo desenvolvida na Bahia e transformou-se num desporto brasileiro muito importante.
A Capoeira valoriza a música, a percussão, a dança, a luta e a expressão corporal. Os alunos aprendem os Golpes de ataque e defesa, os Floreios, as Técnicas, o Jogo, os Rituais, a Tradição, os Fundamentos, a Música, o Canto, a prática do Berimbau, o Pandeiro, o Atabaque, o Agogô, o Reco-reco e ainda folclores ligados à Capoeira.

 Companhia de Dança Bahia Europa Portugal: Director Prof. Jacaré

 Workshop de dança Faculdade Lausanne Suisse, Prof Jacaré 

Mestre Paulão: Batizado de Capoeira em Lausanne - Suiça Participação especial do Prof. Jacaré 

Curso de Danças Tradicionais de Capoeira 

Encontro Internacional de Capoeira Sul da Bahia.
Na Imagem  Contra Mestre Maxuel, Mestre Railson, Graduado Jacaré, Mestre Mão Branca (Escola Capoeira Gerais), Índia e Aline.

Crie um site gratuito com o Yola.