ANA BACALHAU

FORMAÇÃO
É formada em Dança pela Escola de Dança do Conservatório
Nacional. É licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Tem o estatuto de formador pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua na área e domínio: A31 Expressões (Dança).

Tem complementado a sua formação de ensino em diversos workshops, salientando "
Dançoterapia – análise de movimento" (Instituto Superior de Psicologia Aplicada); "Dança na Escola: Danças com Tradição Portuguesas e Internacionais" (Faculdade de Motricidade Humana). E como bailarina, aperfeiçoou conhecimentos em diversas acções junto do "Forum Dança", "Companhia Paulo Ribeiro", "Centro Cultural de Belém", "Real João Fiadeiro", "Danças na Cidade/Alkantara", "Lugar Rui Horta/Centro Coreográfico de Montemor-o-Novo", entre outros.

EXPERIÊNCIA de ENSINO
Tem trabalhado com externatos, "O Poeta",
e "Padre António Vieira"; ginásios e academias, "FullOut Dance Academy" e "Ginásio Mega Craque" e com escolas e outros centros de ensino, como a "Escolynha", "Colégio São João de Brito" e "Escola de Pedro Nunes".

Tem colaborado com diversas instituições, como o
I.N.D.E. – Intercooperação e Desenvolvimento, Teatro Viriato (Viseu); O P.I.E.F. Ameixoeira onde trabalhou a disciplina de Educação Artística com uma turma de meninas ciganas em abandono escolar; um projecto do Ministério da educação em parceria com o P.I.E.C. (Programa para a Inclusão e Cidadania), a Fundação Aga Khan, Santa Casa da Misericórdia e K Cidade.

BALLET JÚNIOR - Iniciação ao Movimento e à Dança Criativa

AULAS DE DANÇA/EXPRESSÕES
As aulas de Dança são planeadas face à fase de desenvolvimento em que a criança se encontra, o seu universo comunicativo, as suas capacidades motoras e de concentração.

As aulas desenvolvem-se a partir de três eixos: O Corpo/Movimento, A Expressão Dramática e a Técnica de Dança Clássica – Ballet.

I. As sessões de Corpo assentam no triângulo psicossomático; o Corpo, o Espaço e o Tempo. Pilares da organização do mundo interior da criança, imprescindíveis a apreensões futuras.

Pelo trabalho do corpo pretende-se o desenvolvimento das potencialidades motoras (motricidade/coordenação) e expressivas. Aqui, através de um aquecimento mais prolongado e pormenorizado dá-se especial atenção aos diferentes modos de articular o corpo no espaço e no tempo: sequências de movimento, corpo todo/partes do corpo, exploração de movimento, relação entre os corpos, relação do corpo com o chão, peso do corpo, transferência de peso, espaço geral/espaço pessoal, distância/proximidade, direcção de movimento, mover para, impulsos interiores/exteriores, diferentes dimensões do tempo no movimento, quedas/suspensão, equilíbrio/desequilíbrio, flexibilidade, resistência, força, voltas, saltos, ritmos e dinâmicas de movimento (musicalidade). Os sentidos. Propostas de improvisação e exercícios de composição coreográfica, (memória). Exploração das qualidades de movimento de cada aluno e no contacto com os outros. Exercícios realizados em solo, duetos ou trabalho conjunto, (desenvolvimento da capacidade em partilhar e desenvolver temas/ideias com os outros alunos).

II. A Expressão Dramática tem como pano de fundo o jogo dramático e o trabalho sobre as emoções na exploração de potencialidades expressivas e de comunicação.

A criança durante a improvisação intervém com o corpo e a palavra, a sua timidez e a sua sensibilidade, as suas recordações e os seus sonhos. Actua só ou com as outras crianças, fala-lhes ou responde-lhes, adere ao real ou foge-lhe. Toda a sua personalidade é sempre comprometida no jogo, até quando o recusa. É esta a principal característica dos jogos de expressão, permitir que a criança através de vários exercícios que envolvem o corpo/movimento (ex. espelho animado), a acção (ex. ruas e caminhos), a cooperação (ex. tapete rolante), a confiança (ex. deixem que te movimentem) ou a expressão (exs. cartões de movimento/expressões, desenhar, contar histórias, mímica) se exprima totalmente.

III. Ballet

Aqui, vão ser transmitidas as noções da técnica de dança clássica com maior ou menor desenvolvimento e complexidade de acordo com a facha etária da criança e a sua preparação inicial.

 























































Crie um site gratuito com o Yola.